O que é preciso saber antes de comprar pneus novos? Confira quais os principais fatores devem ser analisados ao selecionar um pneu novo para o seu veículo, através das informações reunidas neste conteúdo.
Os pneus têm sido o recurso de segurança mais importante de um veículo por mais de 100 anos. Afinal, eles são o único contato do veículo com a estrada. Mesmo o motor mais forte, os freios mais fortes e o sistema antiderrapante mais avançado estão à mercê da aderência do pneu na estrada.
Cada movimento que um motorista faz com o volante, freio ou pedal do acelerador é transmitido para a estrada por meio de quatro áreas de contato dos pneus, do tamanho de um bloco de notas.
Portanto, se um consumidor tiver pneus gastos, com pouca pressão ou não adequados ao meio ambiente, ele colocará a si mesmo, seu veículo e outras pessoas em risco. Mas a maioria dos motoristas não sabe o suficiente sobre pneus para fazer uma compra informada.
Para alguns, a escolha se resume a preço e disponibilidade. Outros compram pneus com base na aparência ou reputação.
Compilamos uma lista de 5 coisas que você deve considerar ao comprar pneus novos para o seu veículo. Se você deseja economizar dinheiro, obter a melhor economia de combustível, tomar uma decisão informada ou comprar pneus novos da melhor qualidade, este artigo é para você.
O que é preciso saber antes de comprar pneus novos?
A lista a seguir, cobrirá as informações básicas que você deve entender para selecionar os pneus certos para o seu veículo e fornecerá uma compreensão de como os pneus funcionam:
1: Entenda os fundamentos dos pneus
Simplificando, um pneu é um recipiente flexível de ar comprimido. Este contêiner de ar suporta a carga do veículo; impulsiona um veículo para frente, para trás e de um lado para o outro; pára o veículo; e amortece a carga das imperfeições da estrada.
Na hora de comprar pneus novos, hoje têm entre 19 e 25 componentes diferentes. Os pneus são construídos de dentro para fora, e não de fora para dentro. O coração de cada pneu é um forro interno. Sua função é dar forma ao pneu e mantê-lo no ar. Cintos de tecido são enrolados em torno do forro interno. O talão é preso na parte inferior das cintas de tecido e prende o pneu à roda.
No topo das cintas de tecido estão cintas de aço. Essas correias têm duas funções: dão estabilidade ao pneu e tornam o padrão da banda de rodagem o mais plano possível. (Uma banda de rodagem mais plana significa mais contato com a estrada.)
A banda de rodagem do pneu fica na parte superior das correias. Existem diferentes padrões de piso para diferentes tipos de pneus. A parede lateral do pneu confere rigidez e características de condução. Uma parede lateral mais alta e macia absorverá mais solavancos, enquanto uma parede lateral mais curta e rígida fornecerá melhor capacidade de curva e resposta de direção mais nítida.
Na lateral de cada pneu de carro de passeio e caminhão leve há um código alfanumérico que descreve as dimensões do pneu. Para a maioria dos pneus, esse código começará com um “P”. Alguns podem começar com um “LT” para significar um caminhão leve. Alguns pneus podem ter uma indicação de “Carga máxima”.
Ao selecionar pneus novos, é importante certificar-se de que a classificação de carga de um pneu seja pelo menos tão alta quanto a do pneu que você está substituindo.
2: Escolha o pneu certo
Talvez o maior erro que um consumidor pode cometer ao trocar os pneus seja não usar o tamanho correto na hora de comprar pneus novos. Na lateral do pneu, você encontrará um código que informa o tamanho e as capacidades do pneu. Aqui está um código de exemplo:
P195/60 R16 63H M+S:
- P – Tipo de pneu
- 195 – Largura do pneu na banda de rodagem em milímetros
- 60 – Proporção da parede lateral em relação à largura
- R – Construção radial
- 16 – Diâmetro do aro em polegadas
- 63 – Classificação de carga do pneu
- H – Classificação de velocidade do pneu
- M+S – Pneu adequado para todas as estações
Se o código de tamanho do pneu começar com LT em vez de P, isso significa que o pneu é um pneu de caminhão leve. Os pneus para caminhões leves são projetados para ter maior capacidade de carga e geralmente são encontrados em picapes e SUVs. Esses veículos não são obrigados a ter pneus LT e, em muitos casos, a especificação do equipamento original exige pneus de carros de passeio.
A classificação de velocidade se traduz na capacidade do pneu de dissipar o calor ou evitar o acúmulo de calor. O calor é inimigo do pneu. Quanto mais calor, mais rápido o pneu se desgasta e mais rápido ele pode quebrar.
Um pneu com classificação de velocidade mais alta pode dissipar mais calor em viagens longas em rodovias. Se um consumidor passar pouco tempo na estrada, a classificação de velocidade pode não ser um fator importante na escolha de um pneu de substituição.
Outro fator importante na escolha de um pneu de reposição é a classificação de carga. O número da capacidade de carga no código do tamanho do pneu indica a capacidade de carga desse único pneu. Ao selecionar pneus de reposição, os consumidores devem ter cuidado para não escolher um pneu com menor capacidade de carga.
Independentemente da classificação de velocidade do pneu, capacidade de carga, tamanho e construção, a tração é a chave para a segurança. Um erro comum é selecionar um pneu sem considerar sua capacidade de manter a estrada.
Os consumidores experientes equilibrarão a tração de um pneu em condições secas, molhadas e na neve. Se você deseja um pneu de alto desempenho, mas vive em climas do norte, considere um pneu de “inverno” para dirigir na estação de neve. Se você mora onde o clima é quente o ano todo, um pneu de turismo pode atender às suas necessidades.
3: Saiba onde comprar pneus novos
Quando chega a hora de comprar pneus novos, os motoristas têm muitas opções. Tradicionalmente, a opção mais cara é retornar à concessionária. Os revendedores substituirão os pneus gastos por pneus de equipamento original. Esta opção pode custar o dobro do que ir à loja local na mesma rua.
Essa loja local, seja uma rede nacional ou um estabelecimento familiar, é provavelmente o melhor lugar para o consumidor médio comprar pneus novos. Os preços podem ser razoáveis e o gerente de serviço ajudará os consumidores a selecionar o pneu correto para seu veículo.
No entanto, os consumidores devem sempre procurar os melhores preços. Os preços de pneus e instalação variam muito de loja para loja.
Outra opção é o varejista de pneus com desconto. Esses distribuidores atacadistas de pneus vendem pneus com descontos extremos. Além dos preços baixos, eles geralmente estão a apenas um telefonema ou um clique do mouse.
No entanto, quando os consumidores compram pneus do varejista de descontos, os pneus são enviados para a porta do consumidor. Cabe ao consumidor procurar uma oficina local para balancear e montar os pneus. (Em alguns casos, esses revendedores de pneus oferecem desconto na montagem e instalação em uma loja de pneus local.)
Para algumas pessoas que desejam pneus exclusivos ou difíceis de encontrar, essa é a única opção.
Se você comprar pneus novos on-line, precisará fazer uma pequena pesquisa extra para descobrir quanto custará para colocá-los em seu veículo. Uma loja local cobrará pela montagem e balanceamento dos pneus, bem como quaisquer outras taxas adicionais, como descartar os pneus velhos. Ligue para várias lojas para obter o preço total para colocar seus pneus novos.
4: Considere como você dirige
Independentemente de onde comprar pneus novos, há algumas coisas que você deve ter em mente: Conheça o tamanho e o tipo de pneu recomendados pelo manual do proprietário.
Determine suas necessidades e prioridades. Que tipo de condução você fará? Você prefere um passeio suave, um passeio firme ou uma mistura dos dois?
Certifique-se de comprar pneus novos capaz de suportar a carga que seu veículo pode exigir. Não compre um pneu para carro de passeio se precisar de um pneu para caminhão leve.
Não compre mais pneus do que você precisa. Os consumidores muitas vezes superestimam suas necessidades de pneus. Na maioria dos casos, um pneu de qualidade para todas as estações será suficiente onde um pneu de turismo pode ser sugerido.
Lembre-se de que qualquer seleção de pneus é um equilíbrio entre qualidade de condução, supressão de ruído, economia de combustível, desgaste, capacidade de carga e custo. É tarefa do especialista em loja de pneus e do consumidor selecionar um pneu que seja o equilíbrio certo para
5: Siga a recomendação do fabricante do veículo
Mencionamos anteriormente que os fabricantes de veículos costumam ter um tamanho e tipo de pneu recomendado para cada veículo. Esta recomendação é baseada no tamanho, peso, capacidade de carga, capacidade off-road e direção do seu veículo específico.
Alterar o tamanho e o tipo do pneu pode afetar o manuseio do seu veículo. Falamos sobre como o tamanho maior de um pneu pode mudar certos aspectos de sua experiência de dirigir.