A segurança digital é fator primordial para manter a confiança e o interesse dos usuários, e está completamente ligada ao universo cripto e às transações realizadas com criptoativos
As criptomoedas são ativos digitais que surgiram para viabilizar formas de transações financeiras mais descentralizadas e com a menor interferência possível por parte de terceiros, como empresas ou governos. Estes ativos, que são baseados em criptografia, permitem que seus usuários executem transações financeiras diretamente entre si, sem a necessidade de um intermediário, como acontece com os bancos. Desta forma, as transações têm custo baixo e pouca, ou nenhuma, interferência externa.
Não é novidade que as criptomoedas vêm ganhando cada vez mais popularidade e adeptos por todo o mundo. Entretanto, por serem ativos digitais, são rodeadas de camadas de segurança e fatores que valem a pena conhecer.
A segurança digital é um aspecto imprescindível no universo cripto, uma vez que as transações são realizadas de forma 100% digital e são totalmente dependentes de mecanismos de segurança e criptografia para garantir a autenticidade das transações.
Quando se fala em criptomoedas e segurança, a primeira coisa a ser mencionada é a Blockchain. A tecnologia, pela qual é viabilizada a utilização das criptos, oferece os recursos de segurança necessários para o bom funcionamento da rede.
A blockchain é como uma espécie de livro-razão, que faz o registro de todas as transações realizadas com a criptomoeda, sendo que cada criptomoeda carrega em si os registros de todas as transações desde a sua emissão. Os registros criados a partir da blockchain são imutáveis, o que confere às moedas digitais a característica de inviolabilidade, tornando-as praticamente à prova de golpes.
Outro aspecto importante relacionado a segurança está nas ações dos próprios usuários, que têm papel importantíssimo para garantir a sua própria segurança. Para diminuir os riscos, é importante que os usuários adotem boas práticas de segurança, o que inclui criar senhas fortes, utilizar autenticação de dois fatores em todas as suas contas e manter os dispositivos sempre com as atualizações de segurança mais recentes, dentre outras.
Além disso, deve-se considerar também o armazenamento dos ativos digitais. As criptomoedas adquiridas são armazenadas em carteiras digitais, essas carteiras podem ser online ou offline. As carteiras online (hot wallets) são, de certa forma, mais convenientes, principalmente quando se realiza transações com frequência, mas também estão mais suscetíveis a ataques cibernéticos. Por outro lado, as carteiras offline (cold wallets) oferecem uma segurança maior, uma vez que o armazenamento é realizado em dispositivos físicos e que ficam desconectados da rede, porém, podem não ser tão práticas como as carteiras digitais.
A segurança digital está totalmente ligada às transações com criptoativos e ao universo das criptomoedas. Além de tudo, a relação entre a segurança digital e as transações é importantíssima para manter a confiança dos usuários, do mercado, e o bom funcionamento do sistema.