Confira as obras que podem ampliar a visão de mundo das crianças
A infância passa por um cenário entre a descoberta das crianças em relação ao que elas sonham, o que elas são e o que ainda desejam ser.
Neste contexto, é essencial que as crianças tenham acesso a recursos que permitam a elas fazer escolhas em meio a esse contexto. Atualmente, existem livros que podem ajudá-las a se preparar para as fases da vida.
Pensando nisso, preparamos uma lista com os melhores livros infantis para as crianças ampliarem sua visão de mundo em meio a este cenário. Confira!
Conteúdo
Eu sou cachorro – Editora Améli
O narrador deste livro é um cão, mas ele não é qualquer cachorro, mas o amigo de Dong-Dong, o menino do livro Balas Mágicas.
Na história, a autora sul-coreana revelando o como é a relação entre o cãozinho e os amigos, mostrando de uma maneira comovente como é construído o laço afetivo da criança com o animal
A pele que eu tenho – Editora Boitatá
A escritora, ativista social e educadora americana Bell Hooks possui um amplo acervo de livros que abordam questões relacionadas ao racismo, feminismo, política, pedagogia e muito mais.
Nesta obra, as crianças são convidadas a se conhecerem melhor, em um poema com “jogo lúdico”.
Ser o que se é – Editora Companhia das Letrinhas
A obra aborda a amizade entre Pedro e Gabriel, mostrando como eles se relacionam com as mais diversas temáticas e escolhas da vida contemporânea, como profissão, habilidades, hobbies e sonhos.
Em meio a essas possibilidades de escolhas, as crianças embarcam em uma aventura em que cores, gostos e vontades têm lugar para ser o que se é.
Por que temos medo – Editora WMF
O livro mostra o diálogo entre pai e filho sobre os motivos e as sensações que o medo provoca, colocando em evidência que esse sentimento tem razões diversas e que controlá-lo não é tarefa fácil.
Entretanto, a proposta é mostrar que, por meio de uma boa história, é possível controlar os medos nas mais variadas situações.
Gildo está fora do ritmo – Editora Brinque-Book
A narrativa acontece em meio a um contexto de um ensaio da banda na escola. O Gildo, personagem principal, após uma noite sem dormir bem, não se sai bem na apresentação da banda, tocando sempre fora do ritmo.
Ele fica triste, porém, com a ajuda dos amigos, ele encontrou um jeito de se acalmar para obter um desempenho melhor.
Como a literatura consegue conectar pais e filhos?
A escolha do livro ideal deve, não só ampliar a compreensão de mundo das crianças, Veja algumas maneiras práticas de como a leitura consegue conectar pais e filhos:
- Tempo de qualidade: a literatura na família é uma forma de ter um tempo para troca de experiências;
- Exploração em conjunto: ao explorarem as narrativas, pais e filhos desfrutam da sensação de descoberta;
- Conversas significativas: a leitura fomenta o debate sobre diversos temas, passando por dilemas variados até problemas da vida real;
- Adequação comportamental: pais que têm interesse e amor pela leitura estimulam os filhos a fazerem o mesmo, porque o comportamento dos pais é referência para eles;
- Recordações afetivas: as histórias da infância muitas vezes se transformam em memórias afetivas;
- Incentivo à imaginação: A leitura potencializa a criatividade, permitindo que pais e filhos juntos compartilhem suas visões em relação ao mundo.