Otimização de SEO: Saiba quais as principais dicas para melhorar o posicionamento do seu site, através do compilado de informações essenciais que selecionamos para ajudá-lo a ter bons resultados.
Muitas vezes subestimado, as estratégias de SEO – também conhecidas como estratégia de tráfego orgânico – oferecem possibilidades incríveis para gerar tráfego recorrente em longo prazo. Não importa se você é um startup, uma empresa local ou mesmo uma multinacional, estar visível no Google continua sendo essencial para atrair clientes online.
Contratar empresa de SEO para trabalhar em seu projeto é muito importante, mas você também deve conhecer um pouco mais sobre as melhores dicas de otimização de SEO para sites.
Otimização de SEO: Dicas para melhorar o posicionamento do seu site
Para otimizar seu site, aqui estão 10 dicas essenciais de Search Engine Optimization (SEO):
1. Mire na cauda longa
Um erro muito frequente nas estratégias de SEO é direcionar imediatamente as palavras-chave mais pesquisadas em nosso tema. Isso pode parecer lógico à primeira vista, exceto que o problema é que essas consultas são muito competitivas e exigem muito esforço para serem classificadas.
A maneira mais fácil de começar é mirar em palavras-chave de cauda longa. Essas consultas costumam ser menos procuradas, mas têm a vantagem de serem mais fáceis de encontrar e também aumentaram sua taxa de conversão, pois são mais precisas.
Com ferramentas para gerar palavras-chave, você já consegue estabelecer uma primeira lista com base nessa estratégia de cauda longa para fazer a Otimização de SEO.
2. Analise a concorrência
Outra etapa que muitas vezes é negligenciada no referenciamento natural é a análise da estratégia de seus concorrentes. No entanto, uma análise aprofundada dos principais concorrentes do seu tema pode expandir ainda mais sua lista inicial de palavras-chave na Otimização de SEO.
Além disso, permitirá que você não cometa os mesmos erros, mantendo o melhor de sua estratégia. A maioria das agências de SEO usa ferramentas como o SEMrush que podem ajudá-lo a espionar seus concorrentes facilmente.
3. Produza conteúdo relevante e abrangente
Em Otimização de SEO, costumamos dizer que conteúdo é ROI e certamente não é à toa. É hoje um dos principais fatores de posicionamento das páginas do seu site. Para cada palavra-chave que você segmentar, é importante produzir conteúdo de qualidade para usuários da Internet e mecanismos de pesquisa. Mais uma vez, dê uma boa olhada no que funciona com os concorrentes para lhe dar algumas pistas.
Uma ideia comum é dizer que você tem que escrever o conteúdo mais longo possível para ter mais chances de ficar bem posicionado. Na verdade, é a integridade e a semântica do seu conteúdo que é levada em consideração.
Quanto mais tempo você tiver conteúdo, maior a probabilidade de ser exaustivo, mas nem sempre é esse o caso.
4. Estruture seu conteúdo
Depois de escrever seu conteúdo, você também precisa formatá-lo para que seja otimizado adequadamente para Otimização de SEO. Portanto, é imperativo colocar títulos (H1) e subtítulos (H2, H2, H3) para estruturar seus parágrafos. Tenha cuidado, no entanto, para manter uma ordem lógica entre suas diferentes tags.
A introdução da sua página, também chamada de chapô, também é muito importante para fisgar o seu leitor. Certifique-se de incluir sua palavra-chave principal o mais cedo possível neste pequeno parágrafo.
Em relação ao conteúdo principal do seu texto, evite otimizar demais com sua palavra-chave, pois isso pode ter o efeito contrário do que você está procurando. É mais inteligente incluir sinônimos e expandir a semântica em torno de sua palavra-chave principal.
5. Pense em imagens
Raramente pensamos nisso, mas a otimização de SEO e de imagens deve ser um reflexo automático na hora de compor seu conteúdo.
O atributo “ALT” é o fator mais importante no que diz respeito à referenciação de imagens e deve dar uma indicação clara ao Google, pois é este texto que será lido prioritariamente pelo buscador. Na medida do possível, o nome do arquivo, bem como o título da imagem, devem descrever o seu visual tanto quanto possível.
Para Otimização de SEO das imagens, a velocidade de carregamento de suas páginas, é necessário reduzir ao máximo o peso das diferentes imagens sem prejudicar a qualidade.
Portanto, é recomendável ter suas imagens no formato JPG, PNG ou GIP. No CMS como o WordPress, também existem plugins que podem otimizar automaticamente suas imagens.
6. Otimize suas tags de título
A tag <title> é certamente um dos elementos mais importantes da referência natural. Permite que o assunto da página seja rapidamente compreendido tanto pelos buscadores quanto pelos internautas. Para ter uma title tag devidamente otimizada, aqui estão algumas regras a seguir:
- Insira a palavra-chave trabalhada na tag de título da sua página.
- De preferência, coloque a frase-chave no início do título.
- Trabalhe o campo lexical do assunto tratado na página.
- Não repita a consulta várias vezes (risco de otimização de SEO excessiva).
- Não use um título semelhante a outra página do site.
- Prefira uma boa sintaxe em vez de uma lista de palavras-chave.
- Não exceda 70 caracteres.
7. Melhore a taxa de cliques com tags de meta descrição
Ao contrário da tag de título, a tag de meta-descrição não tem peso direto na referência natural. Porém, ter uma meta-tag bem preenchida acima de tudo faz com que o usuário queira clicar no link do seu site nas páginas de resultados dos buscadores.
Em relação à sua otimização de SEO, as regras são quase as mesmas da tag de título. No entanto, não deve exceder 230 caracteres.
8 Crie um link interno ideal
Ter conteúdo de qualidade é bom, mas ter conteúdo complementar é melhor. A ligação interna é a pedra angular que ajuda a manter a coesão entre as diferentes páginas do seu site. Para seus visitantes, isso melhora a experiência do usuário, guiando-os para outras páginas úteis.
Para Otimização de SEO, isso permite que você transfira a popularidade de suas páginas para páginas mais estratégicas, graças à circulação do Pagerank.
Por outro lado, a estrutura do site deve ser hierárquica na forma de silos semânticos ou casulos. Assim, a estrutura em árvore deve ser construída de forma que, quanto mais se avança em um dos temas, mais se avance em direção a conteúdos específicos.
9. Tenha uma estratégia de backlinking
As técnicas de backlinking são baseadas na aquisição de vários links de outros sites. Esses links têm como objetivo apontar para suas páginas a fim de melhorar sua notoriedade para os mecanismos de busca.
No entanto, é importante privilegiar a qualidade em detrimento da quantidade de backlinks para evitar o risco de penalidades do Google, pois é um fator muito poderoso, mas também muito controlado pelos algoritmos.
Para começar a adquirir esse tipo de link, o ideal é realizar trocas de links ou montar uma estratégia de link baiting.
10. Trabalhe na experiência do usuário
Um último ponto importante para otimizar o SEO do seu site está relacionado à experiência do usuário. Além do aspecto visual do seu site e da navegação, isso também resulta na melhoria de vários elementos:
Otimização de SEO para mobiles: Com a implementação do Mobile First Index, as páginas em versão mobile passaram a ser consideradas prioritariamente pelo algoritmo do Google.
A velocidade do site: Uma página que demora a carregar será rapidamente abandonada pelos utilizadores e por isso é um ponto importante a verificar.
Segurança de dados: o Google está tentando forçar os sites a mudar para HTTPS. É também um elemento tranquilizador para o utilizador saber que os seus dados estão seguros.
Esta lista de otimizações de SEO fornecerá algumas linhas de ação a serem tomadas rapidamente para melhorar o posicionamento do seu site no Google.